quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Extra! Português é torturado todos os dias com requintes de crueldade!


Por Roberta Bueno

Ultimamente venho postando diversas frases no twitter sobre esses seres cruéis que vivem torturando o bom e correto português.
Mas o que está causando esse surto de português mal escrito e mal falado?
Alguns culpam o “bloguês” da internet, mas sinceramente, abreviar e adotar estratégias de escrita na internet não são sinônimos de erro, mesmo porque todos fazemos isso afim de facilitar a comunicação rápida e com caracteres limitados como no twitter por exemplo.
As gírias também foram grandes vilãs durante todo esse tempo, mas também fazem parte da informalidade e do cotidiano. Um dos problemas está na falta de diferenciação do que é formal, do que é coloquial e do que é errado de fato.
Como professora, percebo que as redações dos adolescentes contém cada vez mais gírias e abreviações, além das licenças “porquéticas” (pois não são nada poéticas) contidas nos hits do momento, que estimulam os jovens a pensarem que está certo falar e escrever de tal forma.
Outro problema seria a falta de uma matéria ou uma aula de língua portuguesa por semana direcionada à produção e reescrita de textos, para que os erros sejam percebidos pelos próprios jovens, com professores bem subsidiados com material didático atrativo e formação para tal.
Por último e não menos importante, há a parcela de culpa na falta de fiscalização dos pais e responsáveis, que fazem “vista grossa” dizendo que o erro faz parte da faixa etária, ou simplesmente sequer sabem o que os filhos escrevem, muito menos como escrevem.
A grande realidade é que a sociedade em si (e não somente os governantes) não se preocupa com a formação dos futuros adultos, como eles falarão ou escreverão, preferem achar que tudo é bonito e que vai passar um dia, mas acredito que se continuar assim o artigo 5º da nossa constituição será escrito assim:
Art. 5º Nois é tudo ingual p a lei s desigualdade todo mundo pode no brasil te os mesmo direito pra tudo tipo assim:
I - omem e mulhere são tudo ingual
II – si naum quize naum precisa faze nada que naum eh obrigado.
III – ninguém pode se tratado na ingnorancia
IV – e pode fala o q qzer
E assim por diante...
Bem meus queridos, a sorte está lançada e acho melhor acordarmos e atentarmos mais à educação de nossos jovens antes que seja tarde demais.

VEJA MAIS TEXTOS DA OITAVA EDIÇÃO DA REVISTA III:
http://revistaiii.blogspot.com.br/2012/08/revista-iii-oitava-edicao.html

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:
https://www.facebook.com/RevistaIII 

Imagem: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário