terça-feira, 19 de junho de 2012

REVISTA III - PAPÉIS ESTRANGEIROS: GRAVURAS DA COLEÇÃO MASP



Até 28 de outubro de 2012, domingo, no MASP.

Mestres da gravura internacional estão em
mostra inédita com mais de 90 obras do  acervo do Masp

Uma seleção com mais de 90 obras de mestres em diferentes técnicas da arte da gravura estão em exibição no MASP desde o dia 15 de junho. Papéis estrangeiros: gravuras da coleção MASP traz obras do espanhol Goya, do alemão Dürer, dos holandeses Rembrant, Jan van Vliet e Lucas van Leiden, do argentino Leon Ferrari, entre outros pintores e ourives. Com curadoria de Teixeira Coelho e Denis Molino, a exposição fica em cartaz até 28 de outubro no segundo andar do museu.

Esta exposição é a sequência de outra, dedicada aos papéis brasileiros da Coleção MASP, também no campo da gravura, em 2011, e marca uma atenção do museu para com esta arte, expressa em exposições como as séries completas de Goya (2007); Desenhos espanhóis do Século 20 (2008); Primeiro Expressionismo alemão (2008); O mundo mágico de Marc Chagall (2010) e Uma semana de bondade, de Max Ernst, apontada pela APCA como a Melhor Exposição Internacional de 2010.

Papéis estrangeiros: gravura - Coleção MASP (Por Teixeira Coelho, curador)

A impressão de uma imagem sobre placa de barro, pedaço de papel ou tecido foi um dos primeiros recursos de expressão e informação estética --  senão de massa, pelo menos do maior número possível. Foi pela gravura, como pelo desenho, que, antes da fotografia,  se tomava conhecimento de alguma notável obra de arquitetura, alguma comentada pintura ou paisagem insólita. E, depois do desenho, foi pela gravura que os artistas puderam expressar-se sem as restrições dos meios mais caros como a pintura. Esta, quando surgiu, revelou-se espetacular, pelas cores e pelo acabamento. Contudo, a gravura manteve seu prestígio junto aos artistas pela liberdade de expressão que permitia, a maior depois do desenho, e pelas possibilidades de experimentação (com os novos recursos da lito, água-tinta, serigrafia etc).

O MASP tem em sua coleção exemplos notáveis de gravuras, da tradição oriental à modernidade ocidental. A informação histórica está presente nessas peças; mais do que isso, porém, marcam-nas a emoção estética do belo exterior ou do estado de espírito interior, desde uma tradicional gravação a buril em papel, do século XVI, a uma atualíssima colagem de xerox. Um universo de narrativas do mundo e da vida está presente nesta segunda exposição de uma série dedicada à arte em papel, atual como sempre.  


MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1578. Acesso a deficientes. Horários: De 3ªs a domingos e feriados, das 11h às 18h. Às 5ªs: das 11h às 20h. A bilheteria fecha meia hora antes. Ingresso: R$ 15,00. Estudante: R$ 7,00. Até 10 anos e acima de 60 anos. Às 3ªs feiras: acesso gratuito.
Informações ao público: www.masp.art.br Twitter: http://twitter.com/maspmuseu|Tel.: (11) 3251.5644

Fone: (11) 3812.2780 / 8469.0176/ 9191.2625

Fonte: MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Nenhum comentário:

Postar um comentário