terça-feira, 5 de junho de 2012

“O Pequeno Príncipe” - Um livro infantil para adultos que não conseguem ver.

Por Amanda Galdino

Como já é dito no próprio livro: ‘As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas, e é muito cansativo, para as crianças, estar a toda hora explicando. ’
O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, passou de obra literária para referência mundial. Milhares de pessoas de todas as partes encantaram-se, encantam-se e irão se encantar cada vez mais com a história do maravilhoso Principezinho que saiu de seu planeta e viajou por tantos lugares interessantes até chegar a Terra.
No intuito de mostrar o que realmente importa na vida, mesmo deixando subentendido e a critério de interpretação pessoal muito do conteúdo, Exupéry usa de linguagem simples e direta em seu texto.
A análise comportamental que o autor expõe, através de tiradas inteligentes comparando o processo interpretativo entre uma criança e um adulto é um dos pontos altos da obra, além da inegável crítica existente sobre o ponto de vista de um indivíduo diante do que ele acredita ser ou não a forma correta de padrão de vida.
Entre os seis planetas que fazem parte do trajeto do Pequeno Príncipe, até este finalmente chegar a Terra, podemos notar que o autor faz referências aos humanos (seres terrestres) como um todo, exibindo um pensamento onde nos leva a crer que toda vida dentro do Universo é feita da mesma maneira, com os mesmos defeitos e qualidades.
Exibindo pontos de vista científicos, políticos, sociais e culturais, Exupéry nos dá um parâmetro do que a humanidade tem de melhor e de pior. Assim, ele nos leva de volta às grandes questões filosóficas, nos fazendo indagar através da linha de pensamento do: “Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Porque estamos aqui?”
Expondo os sentimentos em toda a sua amplitude com brilhantes metáforas e personagens altamente cativantes, o livro toma o leitor pelas mãos e o segura até a última página, por vezes arrancando suspiros, lágrimas e momentos de reflexão.
Com um mundo de filosofia por detrás do que está escrito, O Pequeno Príncipe é um livro para adultos, visto que no sentido racional, é mais provável que devido a seu olhar analítico este consiga entender as mensagens contidas nas entrelinhas da obra.
E com a pureza contida em suas páginas, O Pequeno Príncipe também é um livro para crianças, pois estas possuem aquele essencial que é invisível aos olhos – e  nós sabemos que só se vê bem, quando se vê com o coração.




Imagem: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário