quinta-feira, 17 de maio de 2012

MODIGLIANI: IMAGENS DE UMA VIDA



De 17 de maio, quinta-feira, a 15 de julho, domingo, no MASP


EXPOSIÇÃO INÉDITA TRAZ AO MASP ORIGINAIS DE MODIGLIANI,
ALÉM DE FOTOS, MANUSCRITOS E CARTAS DO ARTISTA E DE AMIGOS

Foto: Divulgação
Modigliani: imagens de uma vida traz pela primeira vez ao Brasil 37 obras originais, entre pinturas, desenhos e esculturas, 22 obras de amigos – entre elas uma gravura de Picasso – e cerca de 200 peças entre manuscritos, diários, cartas e fotografias que traçam um panorama da vida do artista e de seus pares na Paris do início do século XX. Uma obra do acervo do MASP também integra a mostra em São Paulo, que poderá ser vista a partir de hoje (17) até 15 de julho. A exposição faz parte do Momento Itália-Brasil e chega ao país através da parceria do Modigliani Institut Archives Légalés Paris-Roma com o MCA (Museu a Céu Aberto). Itinerante, passou por Vitória e Rio de Janeiro. Após exibição em São Paulo, segue para o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. 

O percurso expositivo leva o público a uma imersão na intimidade do artista – começando por seus estudos na Itália, seus professores, aprendizados, todas as fases são ilustradas. Seu apogeu acontece na Paris modernista, em meio a manifestações artísticas, influências e confrontos criativos com os amigos que, juntos, sacudiram os pilares da arte estabelecida e ajudaram a dar novos rumos para as gerações de artistas que se formavam em meio à efervescência cultural do início do século XX.

Autoditada e dono de um estilo inconfundível, Modigliani teve uma vida intensa, marcada por grandes amores e infortúnios. Morto precocemente em 1920, aos 35 anos, conviveu com os principais nomes da cena artística parisiense de sua época. Na mostra, esta intimidade vem à tona no diário de sua mãe, em cartas trocadas com amigos como Pablo Picasso, André Derain, Max Jacob e Léonard Foujita e nas fotos de seu ateliê, de suas modelos e dos lugares onde viveu.

Outro destaque são as 22 obras produzidas pela mulher e amigos de Modigliani, que contribuem para contextualizar o profícuo período vivido pelo artista. São três óleos de sua esposa Jeanne Hébuterne, uma gravura de Picasso, outra de Foujita, pinturas feitas a quatro mãos com Moïse Kisling, além de peças de Marevna, Jacob e outros.

Com curadoria no Brasil de Olívio Guedes, diretor da Casa Modigliani (SP), e internacional do professor Christian Parisot, presidente do Modigliani Institut Archives Légalés Paris-Roma, as obras e peças expostas vêm do acervo deste instituto e de colecionadores particulares, além de telas do acervo do MASP. “Modigliani, que foi definido ‘o artista sem mestres e sem discípulos’, se destaca no panorama de nomes importantíssimos da história da arte por ter sido fiel à sua visão figurativa da arte, conseguindo chegar a um signo identitário, que é síntese perfeita entre a imagem e o sentimento que isso suscita em transferir a alma dos sujeitos, e não apenas as fisionomias deles”, diz o curador.

Após São Paulo, Modigliani: imagens de uma vida segue para o Museu Oscar Niemeyer (MON) em Curitiba. 

Serviço Educativo

Como para as demais exposições temporárias e mostras de obras do acervo realizadas pelo MASP, Modigliani: Imagens de uma vida tem um programa educativo elaborado especialmente para atender aos visitantes, professores e alunos de escolas públicas e privadas. As visitas orientadas são realizadas por uma equipe de profissionais especializados. Informações: 3251 5644, ramal 2112.  

Modigliani: imagens de uma vida
De 17 de maio a 15 de julho, no MASP

MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1578. Acesso a deficientes. De 3ªs a domingos e feriados, das 11h às 18h. Às 5ªs: das 11h às 20h. A bilheteria fecha meia hora antes. Ingressos: R$ 15,00. Estudantes, professores e aposentados com comprovantes: R$ 7,00. Até 10 anos e acima de 60: entrada franca. Às 3ªs feiras: acesso gratuito a todos.
Informações ao público: www.masp.art.br  Twitter:http://twitter.com/maspmuseu| Facebook: www.facebook/maspmuseuTel.: (11) 3251.5644

 FONTE: MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO - MASP

Nenhum comentário:

Postar um comentário