quinta-feira, 31 de maio de 2012

Luxo ou Lixo? Cinco curiosidades que você deve saber sobre o Lixo Eletrônico

Camila Pinheiro
Twitter: @camilahaaze



O Lixo Eletrônico, ou Lixo Tecnológico, é gerado a partir da grande quantidade de aparelhos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos que são descartados cada vez com mais freqüência em lugares que não são adequados. Existem cinco coisas básicas que você deve saber sobre a geração, descarte e disposição final desse resíduo.

·                     O mundo joga fora mais de 50 milhões de toneladas de sucata eletrônica por ano. No Brasil, mais de 380 toneladas desse lixo são geradas por ano, calcula-se 3,5 Kg por pessoa.
·                     O E-Waste (Lixo tecnológico) possui uma grande quantidade de produtos tóxicos em sua composição, logo, descartá-los de uma maneira incorreta pode acarretar problemas de saúde pública. Um bom exemplo disto, são as pilhas, que se submetidas a exposição de sol e chuva podem abrir e deixar escapar os metais pesados, que se misturam e infiltram no solo, contaminando até mesmo a água de lençóis freáticos, que geralmente são usadas para irrigação de plantações.
·                     Entre os países emergentes, segundo a ONU, o Brasil  é o maior produtor per capita de resíduos eletrônicos. È também o país que tem falta de dados e estudos sobre a situação da produção, reciclagem ou reaproveitamento dos mesmos.
·                     A pergunta mais frequente dentro dessa problemática é: onde descartar os lixos eletrônicos? Pensando nisso, o Instituto Sergio Motta, em parceria com outras instituições, criou um site onde existe uma ferramenta de busca desenvolvida para o mapeamento e cadastramento de postos de coleta e reciclagem de lixo eletrônico, em todo Brasil, chamado E-Lixo Maps. O site conta com uma facilidade e simplicidade na busca, fazendo com que o incentivo para o descarte correto do lixo, seja mais valorizado. (http://www.e-lixo.org)
·                     Como já dito, o Lixo Eletrônico causa grande contaminação no meio ambiente e, como todo lixo, se encaixa no quesito "reutilizar". Muitas empresas preocupadas com o desenvolvimento social, ao invés de simplesmente jogar fora um eletrônico que ainda funciona, doam para pessoas, instituições e até países carentes. Como as empresas, pessoas também estão abraçando a causa.

Apesar de pouco comentado, esse problema está se agravando cada vez mais e principalmente em países desenvolvidos e emergentes. Como todo projeto de reciclagem e cuidado ao meio em que vivemos, é necessária uma conscientização maior não só da população geral, mas sim de grandes empresas que também são grandes geradoras de tais lixos. O problema não é só de quem usa, e sim de quem faz!

Projeto que vale a pena ser reconhecido: http://www.institutogea.org.br/ecoeletro/


Imagem: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário