terça-feira, 17 de abril de 2012

SÃO PAULO, UM OLHAR DE IMIGRANTES

Abertura dia 21 de abril, sábado, a partir das 11h.
Em cartaz até dezembro de 2012. 

A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a exposição “SÃO PAULO, UM OLHAR DE IMIGRANTES”, com cerca de 30 obras (1893 – 1980), entre pinturas, gravuras, desenhos e fotografias, que apresentam São Paulo sob o olhar dos artistas imigrantes que chegaram à cidade no começo do século XIX. “As grandes imigrações de trabalhadores que marcam o início do século XX, foram decisivas para definir um horizonte cultural no Brasil. A expansão étnica controversamente, aglutinou as representações de um mesmo espaço como a cidade de são Paulo – pólo de imigração no país.” afirma Ivo Mesquita curador da mostra.
Entre os destaques da mostra estão Draga, 1951, Massao Okinaka, Viaduto Santo Antonio, 1951, Takeshi Suzuki, Paisagem da Vila Sonia, 1947. Tomoo Handa, Esquina do Anhangabaú, Jorge Mori, 1932, São Paulo, Centro, 1956, Maria Bonomi, Rua Apa,1944,  Mick Carnicelli, Centro de São Paulo, 1940, Ottone Zorlini, entre outros.
São Paulo de vários olhares integra o programa de exposições temporárias a partir do acervo da Pinacoteca. Com diferentes recortes curatoriais essas mostras propõem um diálogo com a exposição permanente do museu, intitulada Arte no Brasil - uma história na Pinacoteca de São Paulo. “A pinacoteca é um museu estritamente ligado a cidade de São Paulo e o seu acervo registra, por meio dos artistas imigrantes, as transformações ocorridas na cidade desde o século XIX. Esta é a primeira exposição que abre uma série de mostras temporárias relacionadas a iconografia de São Paulo a partir do acervo do museu. Estão sendo consideradas mostras futuras envolvendo convidados, assim como historiadores para trabalharmos as configurações da cidade de são Paulo durante este período”, afirma Ivo Mesquita.

Fonte: Pinacoteca do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário