quarta-feira, 21 de março de 2012

A Íris Cristalina do Olho da Rua

“Nosso teatro não tem janelas, nem portas, muito menos poltrona... ele é feito onde o povo está, na rua!!!”

No último domingo (19) o projeto Circuito Cultural Paulista trouxe para Santa Isabel o espetáculo “Arrumadinho”, da Trupe Olho da Rua, de Santos, a apresentação aconteceu na Praça da Bandeira, às 20h30.
Com duração de 50 minutos, a peça trata dos modos de sobrevivência no trabalho sob um olhar irônico de seis gerentes de venda. Destinado a todos que têm relação com o mercado moderno, “Arrumadinho”, fala de um mundo globalizado onde pessoas passam por cima de seus ideais para sobreviver. Ou seja, vendemos nossos sonhos por alguns trocados e estamos dispostos a tudo por ele.
Por meio de uma forte interação com o público, que ria enquanto se reconhecia em cada figura ali representada, os personagens provocam, criticam e questionam o homem através de suas singulares visões de mundo e de mercado, bem como a tragédia que o cerca em relação ao trabalho e ao sonho de prosperidade.
Sem se tornar ofensivo, o espetáculo agradou o povo, que permaneceu extasiado e intrigado até o seu fim. Usando o título de um dos livros de Nelson Rodrigues, posso dizer que o espetáculo apresenta, de maneira lúdica, “a vida como ela é”.
A minha maior surpresa se deu com a Trupe, que se mostrou, acima de tudo, muito preparada para lidar com as adversidades de se apresentar em locais abertos, sem perder, um instante sequer o ritmo e a atenção do público.
“Arrumadinho” ☺ ☺ ☺ ☺ ☺ é um excelente trabalho, que vale a pena ser visto.
Trupe Olho da Rua
A Trupe surgiu no final de 2002, em Santos – SP, com o intuito de desenvolver, pesquisar e estudar as técnicas do teatro de rua, buscando nova platéia, ausente das salas de espetáculo, partindo de experiências individuais em que se destaca uma forte influência do universo do palhaço e uma referência musical que abarca o canto e instrumentos melódicos e de percussão. No mesmo ano, o grupo montou o espetáculo “Bufonarias” e iniciou a primeira edição da “Caravana pelo Mundaréu”, projeto de circulação mambembe que já percorreu todas as cidades litorâneas de Paraty-RJ à Cananéia-SP.
Em 2010, a trupe foi vencedora do Prêmio Funarte Festival de Artes Cênicas, do Ministério da Cultura. Já em 2011, eles iniciaram uma temporada no SESC Ipiranga com os espetáculos “Pra Lá de Bagdá” e “Bufonarias II”, além de se apresentar no Projeto Teatro nos Parques Verão 2011, com o espetáculo “Terra Papagalli” e participar da 3ª Mostra de Teatro Infantil do Litoral Paulista. Organizaram também a 2ª Mostra de Teatro Olho da Rua.


Saiba mais sobre a Trupe em:

https://www.facebook.com/TrupeOlhodaRua

http://trupeolhodarua.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário